Bem, aqui estou eu novamente. Menos de dois dias depois da nossa última conversa, volto aqui para falar da mesma palavra. Quando eu disse na ultima postagem que Romanos 12.2 estava mexendo muito comigo, eu falei sério. É como se, do nada, fossem abertas as cortinas que nos impedem de olhar a realidade do que está lá fora... sei lá...
Porém, desta vez, trago também alguns versículos complementares a essa palavra:
"Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz, a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus." (Romanos 8.5-8)
Devemos ter muito cuidado para não cairmos no engano. Todos nós estamos sujeitos aos desejos da carne, mas é uma decisão nossa atendê-los ou não. Lembram que a duas postagens atrás eu lhes falei o que Deus estava ensinando sobre o culto racional a Ele (Romanos 12.1)? Toda a nossa vida é recheada de decisões, ou seja, escolhas. Essas escolhas sempre geram consequências, e as consequências são maiores que os atos (escolhas). Servir ao Senhor é uma decisão que tomamos tanto com a nossa racionalidade quanto com o nosso coração.
Mas há um outro lado... pecar também é uma decisão...
"Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo a praticar imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se. Eis que breve venho! A minha recompensa está comigo, e retribuirei a cada um de acordo com o que fez." (Apocalipse 22.11 e 12)
Amados, todos nós somos falhos e estamos imersos nos desejos da carne. Mas o Senhor nos ama! E só o fato de estarmos sendo chamados ao arrependimento já comprova este amor. Apesar de nossos pecados, nós somos santos, pois todos esse os nossos pecados foram lavados pelo sangue de Cristo. Cada gota vermelha de sangue que escorreu das feridas de Jesus na cruz foi para deixar a nossa vida mais alva.
Eu quero fazer uma pergunta a você: o Senhor tem te ensinado? Você tem aprendido algo do Senhor? Você tem conhecido cada vez mais a Ele? Se a resposta for sim, alegre-se, porque o Senhor está te santificando. Ele está renovando a sua mente.
Cada vez nos ensina, Ele está nos convencendo do pecado. E nós devemos estar com nossos corações abertos para esse ensinamento, pois estamos em meio a uma "corrida contra o tempo".
Ele breve vem!!!!!
E consigo, Ele trará as consequências de nossos atos (lembra-se? as que são sempre maiores?). Se vivemos para o Espírito, seremos recompensados (consequência) de acordo com esse viver... e se vivemos para a carne, também.
Portanto, irmãos, não se esqueçam disso. Não importa quão grande seja a sua tentação, não ceda. Todos nós sabemos que a tentação (seja ela de que tipo for) é uma espécie de sofrimento, e foi por isso que eu escolhi essa imagem que está lá no inicio desse post. Os objetos dessa imagem nada mais são do que a COROA que Cristo usava e o TRONO onde Ele estava quando alcançou a glória.
Ele sofreu muito mais por nós do que nós iremos sofrer por Ele... agora me lembrei novamente de II Coríntios 4.16-18:
" Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória esterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno."
Não andar de acordo com os padrões desse mundo é sofrer sim. Enquanto todos buscam exaltar a si mesmos, nós devemos buscar exaltar ao Senhor. O mundo, com suas práticas, age para exaltar a si, mas nós, com nossas práticas, devemos agir para exaltar a Cristo. Por isso, honremos a Ele nos abstendo das práticas sujas desse mundo... práticas que nada mais são do que morte. Nós devemos morrer sim, mas morrer para este mundo.
O morrer para o mundo é o viver para Cristo!!!
"Então disse Jesus aos Seus discípulos: 'Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.'" (Mateus 16.24)
Paz!