sábado, 13 de junho de 2009

Sobre a conversão...


Honestamente, eu não me lembro de um acontecimento especifico que possa ser usado como marco para comprovar que eu aceitei a Jesus como Senhor e Salvador da minha vida. Cristo entrou na minha vida através da minha mãe, a primeira (e, por enquanto, única) da minha família a se entregar a Ele. Isso aconteceu quando eu tinha uns 13 ou 14 anos. No início, eu dizia que não ia virar crente... tão novo, porém com o coração endurecido. Mas com o passar do tempo, o Senhor foi tocando no meu coração, e a medida que os anos se passaram, Deus foi gerando em mim um amadurecimento que eu não percebia que estava acontecendo.

Digo que eu não me lembro de uma vez ter ido lá frente da igreja, como os novos convertidos fazem. Mas eu sei que eu O aceitei. Confesso que isso as vezes me traz uma certa "confusão". Há vezes em que eu olho para a minha vida e me sinto profundamente triste, afinal somos todos pecadores imersos nesse mundo sujo, então eu começo a pensar que não sou convertido, mas sim convencido... entende?

Eu ouço as pessoas contarem que se converteram com "X" anos de idade, no dia "Y", do ano "Z". Falam que sentiram algo extraordinário, algo completamente novo e desconhecido para elas. Algumas falam até em experiências transcendentais. Essas pessoas contam detalhadamente tais acontecimentos... é como se elas estivessem conscientes em todo o tempo. É como se elas tivessem ponderado cada atitude e, com convicção, se entregaram a Cristo. Pensar nessas coisas me dá a sensação de que eu me tornei "crente por osmose". É como se eu simplesmente tivesse me deixado levar por uma onda, muito tranquilamente... muito naturalmente, sem muito estardalhaço... sem muita consciência. Eu simplesmente aceitei...

"Não se amoldem aos padrões desse mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12.2)

Entretanto, esse meu pequeno conflito que compartilho com vocês não me faz duvidar, nem me impede de reconhecer o agir de Deus na minha vida. Toda vez que lembro do passando vejo que o quanto o Senhor já me transformou... Naquela mesma época (durante os meus 13 ou 14 anos) eu estava começando a ter meu caráter formando. E só pela misericórdia do Senhor que fui tendo os meus caminhos convertidos para a direção dEle...

"Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: Ouçam e entendam. O que entra pela boca não torna o homem 'impuro'; mas o que sai de sua boca, isto o torna 'impuro' "
(Mateus 15.10 e 11)


Só para exemplificar, você já viu em algum lugar o tipo de garoto gordinho, metido a engraçado e desbocado? Do tipo que se diverte ao falar os piores tipos de bobagens? Pois é, eu era desse tipo. A coisa era tão crítica que até os meus colegas na época, que nesse aspecto eram muito parecidos comigo, diziam que eu exagerava. Mas Deus foi gerando em mim a insatisfação com aquele tipo de comportamento e, gradualmente, Ele foi mudando a minha essência... Cristo foi renovando o meu coração.

"Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem 'impuro'. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias."
(Mateus 15.18 e 19)


Lá em Mateus 6.22 está escrito que os nossos olhos são a candeia do nosso corpo. A candeia nada mais é do que uma espécie de lamparina, ou seja, é um objeto que é utilizado para se locomover na escuridão... para enxergar o caminho.

Você já perguntou sobre o significado da palavra "conversão"? Converter-se nada mais é do que mudar de direção.

Imagine que você está dirigindo um carro e, de repente se vê perdido. Você não sabe mais pra onde está indo, mesmo assim continua indo em frente. Sempre bate aquele arrependimento quando você lembra de um momento em que você tomou um caminho errado. Mas então você vê uma placa de retorno... o que você faz? Simples, você entra nesse retorno e procura voltar para o caminho que você conhece. Nessa busca, você vai fazer as curvas e conversões necessárias para encontrar esse caminho certo.

Esse carro é uma metáfora para a nossa vida, e Jesus a nossa placa de retorno. Nesse momento, é impossível não citar as palavras de Jesus que estão descritas em João 14.6:

"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim."

Acredito que pela falta do tal "marco da minha conversão", Deus tem me feito entender que a verdadeira conversão não é aquela que a gente conta para as pessoas. A verdadeira conversão é aquela que a gente vive. Eu não estou dizendo que as pessoas mentem ao contarem suas histórias, mas quero dizer que só as histórias são muito pouco. De que adianta você levantar do banco da igreja, caminhar lá pra frente, onde todos podem te ver, e ao sair dali permanecer (e gostar) nas mesmas práticas? A verdadeira conversão é aquela que a gente vive, constantemente. Quem aceita a Cristo como Senhor da sua vida não se torna apenas "crente", se torna um discípulo de Jesus. Esse se dispõe a aprender de Cristo.

Aceitar a Jesus é dizer pra Ele: "Venha Senhor! Venha habitar em meu coração... seja os meus olhos... seja a minha candeia!". Depois disso, sendo Ele os seus olhos, você verá o quanto está perdido. Ele te fará ver quais são as curva que você precisa para colocar a sua vida na direção certa. Em direção ao Pai.

"Vocês me procurarão e me acharam quando me procurarem de todo o coração." (Jeremias 29.13)

Se você costuma frequentar esse blog, já deve ter notado que sempre cito o versículo acima. Isso porque ele é muito precioso pra mim, é um dos primeiros versículos usados por Deus para falar ao meu coração. Mas continuando, no início versículo seguinte a esse (v.14) o Senhor diz que se deixará encontrar por aqueles que o buscarem com sinceridade no coração.

Converter-se é largar velhas práticas, é ser realmente diferente. Não o "diferente igual ao mundo" que temos notado que está sendo pregado por ai. Mas ser realmente diferente, separado para Cristo. E, nesse ponto, entra algo que só o Senhor pode gerar em nós: o arrependimento. O arrependimento é o que evita que venhamos a cair nos mesmos erros do passado. O arrependimento nos deixa mais próximo de Deus, pois só há arrependimento quando há sinceridade no coração.

Ser realmente diferente é não servir a dois senhores (Mateus 6.24), mas ao único Deus. Não há como permanecer com Cristo sem largar as práticas desse mundo, por mais inofensivas que elas possam parecer. Não há! Não há como amar a um senhor sem desprezar o outro. Por isso eu me pergunto e pergunto a você também: quem é o seu Senhor?

Se o nosso Senhor for Jesus Cristo, nós já sabemos o que fazer.

Um comentário:

Unknown disse...

Que lindas palavras rapaz! Li de um fôlego só, e me identifiquei tbm ^^
Da mesma forma que você, não tive um "marco" o qual posso dizer, foi naquele dia tal, porém, Deus foi abrindo os meus olhos aos poucos, e eu fui vendo o quanto eu era errante e ainda hoje Deus abre os olhos pra aquilo que eu não enxergo e faço de errado!

Que belo blog, está de parabéns! Como é maravilhoso servir à Jesus Cristo e conhecer irmãos tão abençoados!

Que Deus te abençoe =)