segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sobre guardar o coração...

“Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser. Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4. 20 – 23)

Essa palavra nos orienta a guardar o coração, mas o que significa isso?

No fundo, quando falamos do nosso coração, estamos usando uma metáfora para expressar nossos sentimentos, nosso entendimento, nossa consciência. Guardar coisas no coração significa trazer para fazer parte da nossa essência coisas externas a nós.

Por exemplo, quando alguém nos dá algum conselho e nós gostamos, procuramos colocar esse conselho em prática. Isso significa que as palavras dessa pessoa entraram no nosso coração. Se a palavra de Deus nos fala que do nosso coração depende toda a nossa vida, precisamos ter cuidado com aquilo que deixamos entrar nele.

No mundo em que vivemos existem muitas vozes que tentam entrar no nosso coração. A todo momento, estamos expostos à algum tipo de influência. Seja através de músicas, de filmes, de programas de TV, de conversas com nossos amigos ou conhecidos (cristãos e não cristãos).

E isso, com o tempo, vai se exteriorizando na forma como falamos, como nos vestimos, como nos comportamos, como pensamos. Quando isso acontece, significa que essa influência criou uma raiz na nossa essência.

É como Jesus disse aos fariseus, em Mateus 15.11: “O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’ ". Todo o nosso comportamento é uma manifestação de quem somos.

Mas uma coisa que devemos entender sobre Deus é que Ele nunca expõe as nossas falhas para nos humilhar ou nos depreciar, Ele faz isso para nos amadurecer e nos tornar cada vez mais próximos d’Ele.

Como Ele faz isso? Nos orientando como podemos corrigir nossos caminhos. Os versículos 24, 25, 26 e 27 de Provérbios 4 são um exemplo disso:

Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.

Se estivermos atentos para o que é bom e conforme a vontade de Deus, dificilmente seremos influenciados por aquilo que o espírito que paira neste mundo quer arraigar no nosso coração.

O inimigo quer destruir a essência da criação porque ela foi feita a imagem e semelhança de seu Criador. Que estejamos atentos e vigiemos. Vamos buscar a Deus e endireitar os nossos caminhos para glória d’Ele.

4 comentários:

Geisa Bomfim disse...

Oi André,

Guardar o coração: Eis o segredo para vivermos curados! E melhor lugar para guardarmos os nossos corações é nas mãos do Criador. Foi Ele quem fez, conhece mais do que nós e sabe exatamente do que precisamos. "Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos." Provérbios 23:26

Bjs
Deus te abençoe
Geisa

Elaine disse...

Puxa, André...

Cada vez que venho aqui, saio extasiada...

Li seus últimos três posts e estou maravilhada, tanto pela visão e pelas revelações gloriosas que o Senhor tem te dado sobre a Palavra, quanto pela sua intimidade com o Pai que tem sido compartilhada com tanta simplicidade e clareza com nós todos que te visitamos.

Tenho certeza que o Senhor Jesus tem feito grandes promessas para tua vida, porque Ele sabe o quanto você é sincero e dedicado a buscar Sua face mais do que Suas mãos.

E eu fico muito feliz por receber um pouco desta graça que Ele derrama através da sua vida.

Muito obrigada por compartilhar!

Que Ele mesmo te mantenha nessa busca e entrega constantes. Os altos montes te esperam!

Em tempo, essa canção do Livres para Adorar [Alvo da minha adoração] é lindíssima! Eu não a conhecia. Lavou minha alma...

Beijo no seu coração adorador.

No amor de Cristo, que nos chama pelo nome e nos aproxima da glória do Pai.

Elaine Cândida

Rinnah disse...

Paz do Senhor André!
Tudo bem?
Estava procurando sobre um tema na net e achei seu blog... é um blog muito bacana, pelo que percebi tem sido benção na vida de muitas pessoas, que bom que o Senhor sempre faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, eu fiz um blog recentimente (foi uma luta interior colocar pra fora tanta coisa guardada... mas algum dia tinha que sair...rsrs... e como uma sobrevivente do deserto, achei importante também compartilhar algumas experiências - o nome do meu blog bem que podia ser: manual de uma sobrevivente..rsrs -, então desde já se sinta convidado pra quando tiver um tempo ir lá fazer uma visita... o nome é rinnah porta de esperança... nem sei se dá pra achar só por esse nome... mas se tiver que ser será...rs).

p.s. tenha um bom dia...
p.s.2 não sei como o tempo está aí agora... aqui tá nublado... gosto de associar tempo a ocasiões...nublado...pode parecer vazio, mas na verdade aquilo que é vazio não é apenas aquilo que tentamos esconder muitas vezes de nós mesmo, digo vazio daquilo que não queremos que faça parte de nós, mas que já faz, sem sabermos que faz, apenas fazendo... eita até eu me perdi nesse pensamento...é apenas uma idéia...pode conter uma história ou ser apenas uma idéia...

p.s.3.o último... sorry pelo livro...rsrsrs...era para ser apenas um comentário... meus dedos terão que me explicar isso depois...rs

Em algum lugar
Apenas rinnah...

Anônimo disse...

Estava procurando algo que falasse mais profundamente sobre o assunto "guarda o seu coração.."e fui abençoada com esse texto.obrigada, maravilhoso estarei publicando no meu blog fazendo a devida referência ao seu blog..

Shalom
http://nairmorbeck.blogspot.com/