sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Sobre o silêncio.

Amados,

Há mais ou menos duas semanas, eu venho me preparando aos poucos para começar a escrever aqui. Comecei a me dedicar (a buscar) uma palavra vinda do alto. algo que o Senhor me usasse para abençoar a sua vida. Sabe, tenho sentido em meu coração um forte desejo de compartilhar aquilo que o Espírito Santo de Deus tem me revelado. E quando eu achava que tinha encontrado o palavra certa, Jesus vem e muda completamente o meu foco.

Hoje vi este vídeo no Youtube:




O que me chamou a atenção nesse vídeo foi a relação entre ele e os acontecimentos ao meu redor. Tive que pausa-lo várias vezes. Primeiro, meu vizinho estava ouvindo Chitãozinho & Xororó ou Zezé de Camargo & Luciano ou Bruno & Marrone ou Calvo & Careca ou sei lá quem alto. Então eu pausei o vídeo, me levantei e fechei a janela do meu quarto. O que não adiantou muito, pois o som entrava pelas frestas da janela. Depois, minha mãe estava varrendo o corredor que fica em frente ao meu quarto e, por incrível que pareça, aquele barulho das hastes de piaçava em contanto com o chão estava atrapalhando a minha concentração. Então eu pausei o vídeo, me levantei e fechei a porta do quarto. Ai, quando meus problemas pareciam resolvidos, meu celular toca, era o meu irmão me ligando. Então eu pausei o vídeo, me levantei e desliguei o telefone na cara dele... rsrs... brincadeira, seria falta de consideração com ele. Mas, isso me fez pensar nas vezes em nós faltemos com nossa consideração com Deus? Ele estava ali querendo falar comigo, e eu dividindo minha atenção entre Ele e os ruídos da vida.

Como estudante de comunicação, tive que estudar em meus primeiros anos de faculdade a estrutura de um processo comunicacional. Não irei aqui divagar sobre isso, afinal você não merece tamanho infortúnio e, também, eu não estudei esse tema com o afinco que me era esperado. Mas há algo que nós chamamos de "ruído". Ruído é tudo aquilo que atrapalha o pleno entendimento de uma mensagem por uma pessoa. O vídeo fala justamente sobre isso, sobre os ruídos da vida que impedem a nossa comunhão e concentração necessárias para ouvirmos a voz do Senhor. Em Mateus 6.6, Jesus nos ordena a buscar em silêncio. Ele diz: "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente".

Você já reparou que as pessoas consideradas reclusas ou solitárias são sempre aquelas que passam muito tempo trancadas dentro de seus aposentos? E, você já reparou que não são raros os casos de pessoas reclusas são consideradas "inteligentes"? Infelizmente, uma boa parte dessas pessoas procuram respostas em Nietzsche ou em outro filósofo pessimista. Mas aqueles que buscam ao Senhor, o verdadeiro Deus, crescem em sabedoria e em graça. Eu não estou aqui fazendo apologia do isolamento, nem dizendo para nos afastarmos de tudo e de todos, pois sei o mundo está cada vez mais egoísta e egocêntrico. Tudo está baseado no "eu quero", no "eu tenho" ou no "eu" apenas. E isso deve ser rejeitado por aqueles que anseiam mais do Pai, é a vontade Dele que deve prevalecer. Sei, também, que a noiva deve permanecer unida e que o povo de Deus precisa de comunhão. O ideal seria se encontrássemos um meio termo, afinal temos de ser sóbrios (I Pedro 5.8). Vivemos neste mundo, mas não fazemos parte dele.

A palavra de Deus nos orienta a todo momento a obedecer. E o que é obedecer senão ser servo. Obediência nada mais é do que a ciência em servir. E como vamos obedecer se não sabemos o que devemos fazer? É no silêncio que ouvimos o que Jesus quer nos falar. Como estaremos solicitos a ouvir a voz de Deus se o nosso coração está nas coisas mundanas? Jesus foi ao deserto para orar e jejuar por 40 dias. Ele sabia que seria tentado pelo diabo, por isso buscou ao máximo estar em comunhão com o Pai, comunhão cuja nossa natureza carnal cria a todo momento impencílios para que não tenhamos. Israel ficou caminhando durante 40 ANOS pelo deserto, e só depois de estarem preparados eles entraram na terra prometida. Elias, fugindo de Jezabel, entrou numa caverna e lá ele encontrou a voz do Senhor. Daniel foi jogado na cova dos leões porque orava ao Senhor, mas ele também foi salvo da boca dos leões porque orava ao Senhor. Esses são exemplos da relação entre o nosso silêncio e a voz de Deus. Amado, você consegue entender isso? Quando a provação vier, você estará preparado para passar por ela? Qual o propósito de Deus para a sua vida? Você sabe? Então, vamos desligar a TV, o celular, o rádio, o computador, etc, e vamos procurar ouvir a Deus. Não estamos nessa terra para sermos entretidos. O entreterimento nos toma o tempo do entendimento.

Meu objetivo aqui não é dar-lhes lições de como nós crentes em Cristo Jesus, devemos ser ou deixar de ser, pois também tenho muito o que aprender e crescer. Apenas acho interessante que todos nós venhamos a crescer juntos, compartilhado o palavra do Senhor para, assim, atingirmos uma unidade e um amadurecimento espiritual nunca antes alcançados pela igreja do Senhor Jesus. Por isso peço encarecidamente a sua resposta, não deixe de postar aqui seus comentários, suas opiniões, suas vivências com o Senhor. Eu não sou o dono da verdade, mas a busco incessantemente. Portanto, te convido a caminhar e crescer junto comigo.

Que a paz e a doce presença do Senhor seja conosco hoje, amanhã e para todo o sempre.

Até a próxima.

2 comentários:

Marcus Henrick disse...

cara.. sem palavras..
VOCÊ tem todas as coordenadas..
OLHE pra JESUS ...
OVELHA MUDA !!

DEIXE O SILÊNCIO te GUIAR A PRESENÇA do AMOR que AFASTA A SOLIDÃO !!

PAZ

Unknown disse...

querido irmão estou muito feliz por ter pessoas com você neste mundo,que procura a verdade
e tem buscado o reino do senhor todos os dias
eu tenho um desejo que possamos apatir de agora ser amigo a cada dias mais..
tenha um semana abençoada