sábado, 13 de dezembro de 2008

Sobre andar com Deus



Sabe, lá no comecinho da minha vida com Cristo, o Senhor me revelou aquela famosa passagem que está em Genesis 5.24: "Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado."

Eu me lembro de ficar impressionado com a simplicidade dessa passagem. São poucas palavras, porém elas dizem muito. Essas palavras nos dão liberdade para imaginar o que Enoque poderia ter feito para que Deus o quisesse para Ele. O que será que Enoque fez para que o Senhor estivesse tão ansioso para tê-lo consigo? A tal ponto de não conseguir esperar que seu corpo viesse a cumprir o tempo que o próprio Deus havia determinado.

"Enoque andou com Deus..."

Mas, a simplicidade de Deus é algo bastante complexo. Ela é tão complexa que apenas conseguimos entendê-la se nos deixarmos moldar por Suas mãos. Então, com o tempo, Ele vai, aos poucos, nos abrindo o entendimento, nos enchendo da Sua sabedoria e nos revelando os Seus mistérios...

Eu duvido que Enoque conhecesse de cor todos os versículos da Bíblia, mesmo porque o livro de Gênesis, o primeiro do pentateuco, só foi escrito por Moisés muito tempo depois de Deus tê-lo arrebatado. Será que ele comia e se vestia de maneira que agradasse a Deus? Sim, mas não é a vida mais importante que a comida, e corpo mais importante que as vestes (Lucas 12.23)? Então eu acho que isso não foi determinante, pois o Senhor olha o coração.

"... o Senhor olha o coração..."

Olha, eu não posso ser leviano e dizer que eu sei a resposta, porque eu não sei. Mas creio que Jesus veio para nos dar essa resposta. Ele disse que Ele é O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

Pronto! Acho que eu já poderia encerrar essa postagem por aqui, que tudo estaria esclarecido. Afinal, a questão central não seria que tipo de vida Enoque levou?

Andar = Caminho = Jesus
Dúvida = Buscar a verdade = buscar a Jesus
Tipo de Vida = Vida = Jesus

Na falta de palavras, eu poderia colocar essa demonstração, quase matemática, diga-se de passagem, e ir... sei lá... assistir TV ou maltratar a minha viola (por eu não saber tocar direito, ela dá uns gritos de vez em quando rs).

Porém, o que Deus tem me revelado nos últimos dias vai além da lógica matemática. Eu me lembro que, após ler Gn 5.24, pedi ao Senhor que me concedesse intimidade com Ele, que me enchesse da sabedoria vinda d'Ele... Entretanto, eu esqueci de pedir o que Ele me desse aquilo que sempre esteve a minha disposição, mas eu ainda não conhecia: o Amor.

Em I Co 13, o apóstolo Paulo escreve esse que, sem sombra de dúvida, deve ser o mais lindo (e lido, prinpalmente pelos enamorados) dos versiculos bíblicos. Na verdade eles começam no finalzinho do capítulo 12.

"Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente." (I Co 12.31b)

Enoque deveria conhecer o amor que Deus tinha por ele e, consequentemente, retribuia este amor na mesma quantidade. Nós não podemos amar se não sabemos o que é o amor... Nós não podemos ser amados se tivermos medo de ser amados... Enoque deve ter aberto o seu coração pra Deus e dito: "Venha Senhor! Venha me amar! Faça-me conhecer o Seu doce amor!"

Quero lembrar que, até onde me consta, depois de Enoque, apenas Moisés e Elias foram arrebatados pelo Senhor... e isso é muito pouco. O Senhor quer mais, Ele quer mais de nós... talvez seja por isso que ainda não houve o grande arrebatamento, porque falta amor.

Quando morreu por nós naquela cruz, Jesus nos ensinou a amar. Ele se desprendeu da vida e se sujeitou à dor da morte pelo simples fato de nos amar. Ele rasgou o véu, e nos deu a intimidade de Enoque...

Ser cristão significa ser igual a Cristo. Então, que nós venhamos a carregar a nossa cruz, que nós venhamos a nos sujeitar a dor da morte para este mundo, que nós venhamos amar a Deus. Não importa como você estiver, o que você tenha feito (ou deixado de fazer), não importa quais são os seus pecados, VAMOS ANDAR COM DEUS!

(...)

Gostaria de encerrar lembrando que quando os noivos se amam, mas se amam intensamente, o relacionamento deles acaba terminando, ou melhor, dando inicio à intimidade do casamento.

Desejo o Amor pra você!

5 comentários:

Barbara Sancho disse...

aaaaaai
perfeitoooooo


hahahahha

Anônimo disse...

andar com Deus à ponto de Ele nos chamar...
Jah pensou no Senhor te dizendo mano?
"André... já estamos caminhando a tanto tempo, e vc já está tão longe da sua casa e tão pertinho da minha... venha ficar comigo" Meu Deus....
Eu queeeeeeeeeeeeeeeeeeero!

André Rios disse...

Poxa Poli, nem em fala...

Se Ele me chamar pra passar uma noite, eu fico a eternidade... rsrs

=)

Elaine disse...

Seus textos são de uma simplicidade mesclada de poesia e incrivelmente inspirados por Deus.

Amo viajar nas leituras de composições assim...

Que o Pai continue te enchendo o coração de inpiração...

E de muuuuuuito amor!

Mas num vai pro céu de uma hora pra outra, não, heim!

Fica aqui por mais algum tempo, abençoando a gente...

;)

Paz de Cristo.

André Rios disse...

Amém!!! :,)


Elaine, fico feliz por suas palavras... mas não se engane, ainda tenho muito o que aprender do Senhor...