sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sobre uma decisão...




" Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês" (Romanos 12.1)

Já faz um tempo que o Senhor prendeu a minha atenção em Romanos 12. Esse é um trecho bíblico que tem sido de uma fundamental importância para minha vida recentemente. Muito provavelmente, esse capitulo será tema das minhas próximas mensagens também, dada a importância que ele adquiriu nesse meu momento de vida. Sendo assim, eu quero compartilhar com vocês aquilo que o Senhor tem falado ao meu coração sobre Romanos 12.1, e tudo aquilo que eu, pela graça de Cristo, tenho entendido neste versículo.

Não é de hoje que venho contando pra vocês que o Senhor tem "batido o pé" comigo quando o assunto é entrega. E, mais uma vez, Ele tem me falado sobre isso. No versículo citado acima, Paulo escreve aos Romanos que o nosso culto racional a Deus é, basicamente, se entregar de todo o coração a Ele. Engraçado que ao perceber isso eu me perguntei: "Como?" (rsrs)

Não sei qual é a estrutura das reuniões nas igrejas de vocês, mas na igreja que eu costumo frequentar as coisas acontecem da seguinte maneira: oração de abertura, louvor, oferta, pregação, anúncios e oração de encerramento. As vezes a ordem muda um pouquinho (a oferta vem depois da pregação), mas é quase sempre assim. Eu estou falando isso só pra destacar que há um momento de oferta nos cultos a Deus. Obviamente que a oferta que é celebrada no culto é a oferta financeira, contra a qual, honestamente, eu não tenho muito do que falar. As igrejas precisam se manter, e isso é fato. Mas me preocupa quando as pessoas passam a correlacionar oferta a dinheiro.

Sinto que falta ao povo de Deus o discernimento sobre isso, sobre ofertar a si mesmo ao Senhor. Geralmente, as pregações sobre oferta criam em nós uma satisfação ao preenchemos o envelope (ou o alforge) que passa pelas nossas mãos durante o culto. Sentimos paz no coração (alívio pelo dever cumprido) porque estamos "agradando" ao Senhor. Não estou dizendo que seja errado, mas há casos e casos, e acredito que na maioria desses casos não é apenas isso que o Senhor quer de nós. O que eu quero lhes passar é que há algo mais importante em você do que o seu dinheiro, e é a sua vida!

Eu sei que isso não é nenhuma novidade pra você, mas para agradarmos ao Senhor é fundamental que nos entreguemos a Ele de todo o nosso ser. Temos que dar voluntariamente a Ele total controle de nossos atos. Mesmo que isso venha contra a nossa própria vontade.

Lá em Gênesis 22, temos o caso de um homem que realmente se ofertou ao Senhor. Esse trecho relata um momento em que Deus provou a Abraão. Se você não sabe, eu terei o maior prazer em lhe contar que a mulher de Abraão, Sara, era estéril e não podia gerar filhos. Fato que na época era motivo de vergonha para uma mulher. Mas, um certo dia, Abraão e sua esposa foram abençoados com a promessa do Senhor de que Sara daria à luz, mesmo depois de idosa (Gênesis 18). Foi então que, aos 90 anos de Sara, Isaque nasceu. Abraão amava muito a Isaque, não só porque ele era seu filho, mas porque também ele foi muito desejado e era o filho da promessa de Deus. Agora sim, Abraão era um homem feliz.

Por acaso o Senhor já lhe deu algo que você desejava há muito tempo? Eu posso dizer já fui abençoado assim e a sensação é de muita alegria. É uma felicidade plena que te faz cuidar daquilo que o Senhor te deu com todo o carinho do mundo. Mas as vezes isso pode sair do seu controle e começar a tomar o lugar de Deus na sua vida, se tornando prejudicial ao seu relacionamento com Ele. Acredito que isso também tenha acontecido com Abraão. Pois em um dado momento o Senhor pediu uma oferta para Abraão que ele, muito provavelmente, de inicio, em seu coração, ele deve ter recusado em dar a Deus. Agora sim, entrando no que está escrito em Gênesis 22, o Senhor pediu para Abraão sacrificar Isaque em adoração a Ele.

Isso não passa de uma conjectura minha, até porque na palavra não descreve isso, mas eu acho que Abraão deve ter ficado com o seu coração muito entristecido com esse pedido do Senhor. Ora, ele era humano, feito de carne igual a mim e a você. Ele estava sujeito as mesmas emoções que cada um de nós está. Por isso, é bem possivel ele tenha tido medo de perder aquilo que ele tanto desejou: seu filho Isaque. Mas mesmo assim ele prosseguiu em cumprir a vontade do Senhor. Abraão abriu mão de si mesmo quando abriu mão de seu filho por Amor a Deus. Isso sim é entrega! Isso sim é ofertar!

Continuando essa linda história...

"Isaque disse a seu pai Abraão: 'Meu pai!'
'Sim, meu filho', respondeu Abraão.
Isaque perguntou: 'As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?'
Respondeu Abraão: 'Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho'. E os dois continuaram a caminhar juntos.
Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Arrumou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do SENHOR o chamou do céu: 'Abraão! Abraão!'
'Eis-me aqui', respondeu ele.
'Não toque no rapaz', disse o Anjo.
'Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho.'
Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá pegá-lo, e o sacrificou com holocausto em lugar de seu filho. Abraão deu àquele lugar o nome de 'O SENHOR Proverá'. Por isso até hoje se diz: 'No monte do SENHOR se proverá'." (Gênesis 22.7-14)

Esse é um exemplo descrito na própria Palavra, daquilo que Paulo chama de culto racional. É você decidir se entregar, amando a Deus com o tudo o que você é. E há sim recompensa para isso. Nos versículos seguintes, Deus promete a Abraão que irá multiplicar sua descendência.

Quando se fala em culto racional, eu entendo que é algo pensado, calculado... é uma decisão!

É você ter o real entendimento do que se está fazendo. É você entregar o seu coração a Deus. Não é uma decisão fácil, acredite, eu sei. Afinal, nós queremos que a nossa vontade seja sempre satisfeita, alias nós oramos o tempo todo para que isso aconteça. Mas se entregar ao Senhor é a melhor escolha. Colocar os sonhos de Deus para a sua vida acima dos seus próprios sonhos não significa que você irá sofrer, pois está escrito:

"'Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos para dar-lhes esperança de um futuro'."(Jeremias 29.11)

Ofertar sua vida ao Senhor não é motivo de sofrimento, pelo contrário, é motivo de confiança e esperança. Isso não quer dizer que você não vá passar por momentos dificeis, mesmo porque eu vejo que esses são momentos muito importantes para o nosso relacionamento com Deus. Neles sempre nos damos conta da nossa dependência do Senhor. Sem eles, nossa caminhada com o Senhor se torna "mecânica" e fria, entendem? Espero que sim...

Não podemos ter medo de deixar de viver os nossos sonhos para viver os sonhos de Deus. Abraão venceu o medo por amor ao Senhor. Abraão deixou de viver o seu sonho, por amor ao Senhor. E o maravilhoso disso tudo é que se confirmou depois que o sonho de Abraão era o sonho de Deus também.

Poxa, nem sei se consegui passar toda a profundidade do assunto, até porque não me sinto capaz disso. Espero não ter te confundido com tantas informações juntas (rsrs). Sinto que comecei falando de uma coisa, e terminei falando de outra. Mas, o Senhor está no controle.

Para encerrar quero pedir-lhes algo bem simples:

Não olhemos para nós mesmos, vamos olhar para Deus. Vamos nos entregar de coração, vamos cultuá-lo racionalmente, vamos decidir viver para Ele! Quem sabe você, assim como Abraão, não descobre que aquele seu desejo não é o desejo de Deus também, hein? =)

4 comentários:

Douglas disse...

Ih , Deus tipo que falou muito comigo essa semana sobre abraao ! E agora completou assim de forma tao simples mas que causou grande impacto no meu coraçao !

Entregar nossos sonhos a Deus eh dificil , imagina entregar os proprios sonhos de Deus , algo que voce tem certeza que Deus sonhava com voce , ele vai lá e pá , pede de volta, e tipo ,sem explixaçao ... Digamos que aconteceu comigo exatamente HuahauH .. Mas graças a Deus eu entendi e sou testemunha de tudo que voce escreveu ai mano , acontece e eh necessario ouvirmos !

Bom , Nao tenho muito o que dizer , eh o tipo do post que me deixa sem palavras !

Saudades enormes mano !

PAZ DE JAH !

Elaine disse...

Que texto maravilhoso!

Na sua simplicidade, Deus andou falando por aqui outra vez, lembrando sobre Suas maravilhosas pretenções para Seu povo amado.

Que bênção!

Continue se dedicando a escrever. Aliás, creio que com esse talento que nosso Senhor te concedeu, você deveria atualizar seu blog com mais frequência. Preciosidades assim não podem ficar guardadas. Têm que ser compartilhadas. O povo necessita!

Obrigada por sua visitinha rápida mas extremamente agradável! Volte mais vezes e seja sempre bem-vindo.

Shalom.

Unknown disse...

Ah maninho.
Louvo a Deus, teu post falou em meu coração. ^___^
Eu mesma me ofertar... Deus sabe o que faz maninho. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus...
Vamos deixar Deus trabalhar.
Um super mega abraço
Tem msn?!
Deus te abençoe!
^_______^

Teu Brother Teu ;) disse...

Iae André, na paz do Senhor irmão?
independente da resposta eu declaro a paz de Cristo sobre a sua vida! d=]
Antes de comentar vou deixar o endereço de um vídeo abençoado pra vc ver...

http://www.youtube.com/watch?v=rZYUqcPEf94 primeira parte

http://www.youtube.com/watch?v=zAw5fLc8k5E continuação.

Sacrifício vivo: Muitas pessoas tem medo que Deus peça algo muito "pesado" para elas. Grandes renúncias, confrontações do tipo: Vc morreria por Deus? etc etc
mas o sacrifício é VIVO. Em VIDA, MORRER pro mundo, e VIVER como se já não fosse deste mundo como de fato já não somos mais pela graça de nosso Pai Jesus Cristo! E o viver, o converter vem pelo Espirito Santo de Deus... quem não der liberdade para este Espírito jamais irá ser um sacrifício vivo a Deus. Quem não querer se sujeitar a morte em Cristo Jesus, jamais será um sacrifício vivo! O Espírito Santo convense e converte... Mas só a morte de Jesus trás vida, sem essa morte mesmo que o outro consolador(Espirito Santo) convencese não teria vida mesmo pra uma pessoa disposta a se converter. Então se queremos resplandecer a face de Jesus, temos que morrer assim com Jesus morreu. Ou seriamos tão cara de pau pra pedir de Jesus só o filé?! De chegar pra Deus e pedir... Deus, que eu resplandeça a face gloriosa de Jesus, a humildade dEle pra que eu poça alcançar vidas! As feridas eu não quero pq eu nao suporto, adimito que eu sou fraco, madi-me só o filé de Jesus! Sacrifício: todos os cordeiros sacrificados morriam e sangravam. Jesus, tbm morreu!
Queremos VIVER!? Entao MORRAMOS antes! E "quem perder a vida por amor de meu nome, achala-á"
QUEM MORRER POR AMOR DO NOME DE JESUS TERA VIDA!
A partir dai, quando se morre pra este mundo, investindo na vida do reino dos Céus, nós conseguimos ser sacrifício santo e agradável a Deus... pq não mais viveremos, mas Cristo viverá em cada um de nós!
A provação de Abraão foi muito forte... minha oração é todos que lerem essas palavras escritas pelo irmão André vindas de Deus, não se achem melhor ou pior que Abraão... que o mesmo ou maiores sacrificios devem ser feitos em nossas vidas nos dias de HOJE! HOJE! Não amanha, no dia de HOJE! Minha oração é para que estejamos de fato entregues a morte, como ovelhas ao abatedouro... mas morte que gera vida em outros! Assim como Jesus Gerou, gera e gerará até que tudo se cumpra!
Que Deus, com seu Santo Espírito, ministre um evangelho de morte em nossas vidas neste momento! Mas morte que gera vida em outros! Em nome de Jesus Cristo, cordeiro imolado, e que tira o pecado do mundo, AMÈM!
Abração irmãos e irmãs!
Abração Andrezão!
Deus nos dê a paz!