quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sobre amar e perdoar...

Talvez, a coisa mais difícil para uma pessoa fazer seja perdoar. É difícil porque implica em mais do que apenas dizer "eu te perdôo". Para perdoar de coração, você precisa, antes de tudo, amar verdadeiramente ao próximo. Para que haja o verdadeiro perdão, temos que abrir mão de nós mesmos, da nossa razão, do nosso orgulho. Para que haja o verdadeiro perdão, não importa quem está certo ou errado.

Não é incomum acontecerem coisas conosco que não achamos justo. Talvez você realmente não tenha sido merecedor do que lhe aconteceu, mas pense bem: o que você pode fazer para reverter o que aconteceu?

Se olharmos de acordo com a ótica deste mundo, o "certo" a se fazer seria lutar pelos nossos direitos, exigindo uma retratação. Ou seja, pela ótica deste mundo, quem nos feriu ou prejudicou deve, de alguma maneira, ser punido pelo que aconteceu. O problema na maneira como o mundo resolve as coisas está no fato de que, assim como nós achamos que temos o direito de revidar pelo que o outro nos fez, o outro também pode se sentir nesse mesmo direito. E isso cria um ciclo vicioso, que só alegra ao coração do diabo.

A. W. Tozer certa vez disse: "Eu não conheço nenhum cristão que realmente saiba o que é a graça de Deus e, mesmo assim, fique exigindo seus próprios direitos". Em Jeremias 17. 9 está escrito: "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com suas obras."

Quando nós buscamos resolver as situações com a força do nosso próprio braço, nós estamos negando a Deus, agindo como se nós fossemos plenos e independentes do Pai.

O Senhor é justo, bom e cheio de amor... creia nisso. Ele retribuirá cada de acordo com sua conduta. Mas aí, você, olha para a pessoa que te feriu e diz: "Olha lá! Enquanto eu estou aqui sofrendo pelo que ela me fez, ela está feliz da vida, tudo parece dar certo pra ela... será que isso é justiça? onde está Deus nessa situação?"

O diabo é astuto e desde o príncipio tenta distorcer aquilo que Deus faz. O inimigo tenta nos confundir para nos levar a morte eterna, e a principal das armas que ele utiliza é a dureza de coração.

O mesmo amor que Deus tem por você e que fará Ele te honrar, Ele também tem por aquele que te fez mal. Independente de nossas obras, o Senhor nos ama e isso nunca irá mudar. Não olhe para os lados, não olhe para o outro, olhe para Cristo. Ponha suas esperanças n'Ele.

Quando nós ficamos remoendo o que nos aconteceu, acabamos nos tornando pessoas ressentidas. Se ficamos nos sentido injustiçados, a amargura toma conta de nossos corações. E, para que o ressentimento entre em nosso coração, inevitavelmente o amor de Deus tem que sair. O ressentimento é como trevas e o amor de Deus como a luz que nos traz esperança... que comunhão há entre a luz e as trevas?

Se a outra pessoa parece bem, não se incomode. Ninguém além do Senhor conhece o que está escondido no porão da alma humana. Tenha você paz em seu coração, busque em Deus a restauração, pois só Ele tem poder para isso. Deixe o amor de Deus cuidar de você. Deixe Deus cuidar de todas as situações em sua vida. Creia na fidelidade d'Ele.

Por esses dias eu ouvi uma frase que mexeu muito comigo. Durante um estudo bíblico, a minha pastora disse: "Deus sabe exatamente onde tocar para gerar crescimento em nós". Ao invés de olhar para o mal que lhe fizeram, busque crescer com as situações. Pode parecer difícil de compreender, mas se isso lhe aconteceu, foi porque Deus permitiu. E se Ele permitiu, é porque há um propósito.

Pense em Jesus como maior dos exemplos, "que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra, e debaixo da terra." (Filipenses 2.8-10)

Jesus não merecia a morte de cruz, Ele não merecia sofrer o que sofreu. Eu merecia, você merecia. E mesmo assim Ele se sujeitou a injustiça de nosso pecado e, por isso, Deus o exaltou.

Tenha Cristo como exemplo e negue a si mesmo você também. Tenha em vista a glória do Pai e caminhe em direção a Ele. Não se afaste do Senhor por conta da insensatez de outras pessoas. Perdoe com o mesmo perdão que Deus te perdoou. Permaneça firme no amor com qual o Senhor te ama.

2 comentários:

Sula disse...

Ola Andre! O acaso, talvez seja a "certeza mais esperada" da vida...rsrs. Obrigada por suas palavras! Suas palavras são abençoadas demais! Não perdoaremos jamais, sem antes amar. Esteja a vontade no meu blog. Deus te abençoe!

Elaine disse...

Algumas pérolas que casam perfeitamente com sua reflexão:

"A árvore não nega sua sombra nem mesmo ao lenhador." (Provérbio Hindu)

"Nunca desesperes face às mais sombrias aflições de tua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda." (Provérbio Chinês)

Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização. (Martin Luther King)

Não há razão para termos medo das sombras. Apenas indicam que em algum lugar próximo brilha a luz. (Ruth Renkel)