quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sobre dois leões...

Ultimamente, tenho me preocupado muito com as questões da alma humana. Acho que isso tem acontecido porque tenho visto que muitas pessoas estão se afastando do Senhor por conta de questões mal resolvidas. Ou, quando aparentemente não se afastam, passam a viver em busca de "caminhos alternativos" para chegar até o Senhor. Elas, na verdade, correm atrás do vento e se cansam, tornando-se presas fáceis para o diabo.

Falando nisso, essa história de caminho alternativo é bastante curiosa. Acho que a igreja anda vivendo uma época das múltiplas escolhas. Temos estratégias alternativas, visões contemporâneas e até igrejas alternativas. Se você analisar bem, verá que isso só tem acontecido porque as pessoas que fazem parte desses grupos, na verdade, não conseguem abrir mão de si mesmas. Elas preferiram ficar com suas mágoas e com seus velhos hábitos, apenas disfarçando-os com argumentos que, na maioria das vezes, são enfeitados pela palavra liberdade. Por isso elas se afastam e se unem a outros magoados iguais a ela.

Se você quer um exemplo disso, vou te dar um bem extremo. Tenho visto espalhado pelos outdoors aqui do Rio de Janeiro, uma campanha da "Igreja Contemporânea" com o slogan "contra o amor não há lei (Gálatas 5.22 e 23)". Essa congregação defende a união homoafetiva e utiliza os que está escrito em Gálatas 5 para justificar sua posição. Acontece que esses versículos citados por eles nos falam sobre os frutos de viver pelo Espírito e até onde eu sei, o nosso espírito não anseia por ter relações sexuais, e sim a nossa carne. Isso sem falar que no que está escrito dos versículos 16 ao 21.

Como já disse antes, esse é apenas um exemplo extremo do que quero dizer, mas há coisas muito mais sutis acontecendo em nosso meio. Deus tem me dado o discernimento de que o diabo trabalha com aparências de verdade para nos tragar para a morte eterna. O inimigo utiliza desde a frieza do coração religioso até a extravagância dos mais liberais. E muitos de nós, por falta de sabedoria, por falta do verdadeiro conhecimento de Deus e de Seu coração (manifestado através da Sua palavra), caímos nessas armadilhas.

O inimigo usa os religiosos quando eles, por terem um coração endurecido e frio, preferem apontar os defeitos e acusar os erros ao invés de abraçar, cuidar, orientar com amor. E usa os mais liberais no seu egoísmo, quando eles preferem se impor aos outros (e, em diversos casos, até para Deus) ao invés de se apegar a um espírito humilde. Aliás, esses dois tipos tentam se impor, por isso há choques entre ambas as partes e com isso, vêm as divisões. E o resultado final dessa equações é perdição para os dois lados.

Sinceramente, eu não gosto de radicalismos. Procuro não defender veementemente minhas posições pessoais. Por mais estranho que possa parecer, acho que não devemos julgar a mensagem por conta das falhas do mensageiro. Penso que essa conversa de falhas é muito subjetiva. Na maioria das vezes, a nossa idéia de defeito está muito mais ligados a nossa concepção humana de perfeição do que propriamente à verdade. E verdade mesmo só existe uma e é a Palavra de Deus.

Portanto, eu te peço, se há algo na sua vida que tem gerado escândalo, se há algo que tem isolado você, se reavalie e prove isso através da palavra de Deus. Essa é a vontade d'Ele revelada. Não podemos confiar inteiramente em nosso coração.

"O coração é mais enganoso do que qualquer outra coisa e sua doença incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?" (Jeremias 17.9)

Quem é capaz de compreendê-lo? Eu te digo, só o Senhor. Não se entregue a ressentimentos, mágoas ou conceitos que você ouviu de outros. Não se deixe seduzir. Deus não precisa seduzir você, quem precisa disso é o diabo que aponta um caminho que te leva a morte, mas tenta vendê-lo como algo maravilhoso. Se alguém te feriu, perdoe ao invés de se afastar.

Gostaria de encerrar com um versículo que me parece ser a síntese do que eu gostaria que você entedesse com essa nossa coversa. É o que está escrito em I Pedro 5.8:

"Sede sóbrios e vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo."

Que o seu leão seja Jesus...

2 comentários:

Elaine disse...

"Os meus olhos estão postos continuamente no Senhor, pois ele tirará do laço os meus pés."
(Sal. 25:15 )

Um adolescente, após ter sido castigado por seus pais várias vezes, e chegado a conclusão de que não conseguiria se corrigir, dirigiu-se ao diretor do colégio e humildemente perguntou:

"Professor, o que devo fazer para não cometer esses erros novamente? Tenho me esforçado, mas não estou conseguindo!".
O mestre então, sabiamente, tomou um copo, encheu-o de água e entregou-o ao jovem, dizendo:

"Filho, ande com esse copo por todo o colégio, entre em todas as salas, suba e desça todas as escadas, entre em todos os cantos e becos, nos jardins, no sótão e volte aqui sem derramar uma só gota dessa água".

"Impossível" - disse o jovem. "Não vou conseguir!".

"Se você quiser, vai conseguir sim" - disse o mestre.
O jovem saiu, devagar, com os olhos fixos no copo. Subiu e desceu escadas, entrou e saiu de salas, cantos e becos, sótão, jardins, e voltou sem ter derramado a água. O mestre olha-o, bate-lhe nos ombros carinhosamente e diz:

"Não viu as garotas que passeavam pelo jardim no horário de aulas? Os colegas que te convidavam para um copo de bebida, ou uma tragadinha, um cigarrinho?".

"Não" - responde o jovem. "Eu estava com os olhos fixos no copo".

O mestre sorri, e diz: "Se você fixar os olhos em Deus, como fez com o copo, terá a força que tanto precisa para vencer as tentações e não cometerá mais as faltas pelas quais tem sido castigado. Olha para Deus, e deixe-o ser o rumo da sua vida!" (Autoria desconhecida)


De fato, o Senhor Jesus é o único meio de não errarmos o caminho. Que alegria poder dizer que Ele é nosso e que nós somos dEle!

-------------

Amado André,

Desculpe-me pela ausência em seu blog, mas a falta de tempo me tomou nos últimos meses, e o corre-corre tá me deixando desatualizada sobre os blogs dos irmãos...

Contudo, sempre que der, virei aqui, para matar a saudade desse lugar tão cheio de Paz, tão edificante e tão especial que é seu blog pra mim. E virei com carinho também para retribuir suas adoráveis visitas ao nosso.

Em tempo, seu novo lay ficou 10!
Muito expressivo e criativo também.

Fica na Paz do Divino Mestre.

(E muito obrigada por suas palavras que tanto me confortaram nesses últimos dias!)

No amor do Pai Eterno.

Elaine Cândida

Diego Cardoso disse...

André, muito boa a mensagem!!
que Deus te abençoe muito meu amigo.

Me edificou muito..

abraçoo

Diego Cardoso