sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sobre manter a candeia acesa...


"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." (Mateus 25.13)

Esse é o versículo que encerra a parábola das dez virgens. Lembra? É aquela história em que as virgens estão a espera do seu noivo, mas ele demora a vir, por isso, cinco delas acabam "baixando a guarda" e são pegas desprevenidas quando ele chega. Bem, essa parábola tem me feito pensar muito sobre a minha vida e na maneira como eu a tenho vivido.

Alias, acredito que, não apenas eu, mas a nossa geração tem vivido em um estado permanente de distração. Até porque distração pra passar o tempo não é o que nos falta. Hoje em dia carregamos até televisão em nossos bolsos. A qualquer hora e em qualquer lugar podemos saber o que está acontecendo na China, o que em muitos casos, ironicamente, nos desliga do que esta acontecendo até mesmo dentro na nossa própria casa.

Vivemos em um mundo ansioso... e em um tempo de ansiedade. Queremos tudo agora, mas antes de recebermos, já estamos pensando no que queremos pra depois. E isso nos inclui em um ciclo vicioso, que sempre prende a nossa atenção a coisas passageiras.

Pra dizer a verdade, somos como as cinco virgens distraídas. Não sabemos quando o nosso Noivo virá e dizemos que O estamos esperando... mas será?

Não há nada mais maligno inventado do que aquelas atividades frívolas denominadas como "passatempo". Tempo é algo que é tão precioso, que quando você perde, você nunca mais o terá de volta. Simplesmente porque ele passa... e o diabo sabe disso. O diabo sabe que quanto mais tempo você perde, mais perto você está da morte. E se você não tem Jesus, sua morte será eterna.

Não podemos mais estar distraídos, pois o Noivo vem. Além de manter a nossa virgindade (santidade), temos que manter as nossas candeias (comunhão com o Espírito Santo) acesas. Não podemos deixar para a última hora, pois na última hora, pode ser que encontremos as portas do salão das bodas fechadas.

E pior, pode ser que o Noivo, quando chegar, nem nos reconheça... não podemos deixar esse mundo nos distrair.

Um comentário:

Elaine disse...

“Todos odiarão vocês por Minha causa; mas aquele que perseverar até o fim será salvo.”(Mc 13.13)

Marcos foi bem enfático em declarar que “todos” odiariam aquelas pessoas que seguem Jesus de verdade, que vivem o evangelho da santidade, que anunciam e vivem com vistas ao Reino que está na eternidade e não a um reino terreno, como esse que é pregado em nossos dias. Todos – inclusive os de dentro da própria congregação – odiariam aquelas pessoas que aguardam o retorno evidente e mui próximo de Cristo.

Não é fácil e nem há boa aceitação de um cristão que verdadeiramente está convertido a Cristo, respira a eternidade, vive como peregrino na terra. Ele não se conforma com este mundo e nem com os diversos sistemas adotados pela Igreja para conviver sem conflitos, pois ele sabe que a verdadeira Igreja de Cristo, aquela santa e imaculada, não se corrompe, não se vende, não tolera o pecado e ainda menos se associa com ele, não se entrega mas vence o mal com a verdadeira e espiritual adoração (João 4.23-24).

Esse Evangelho que guarda o amor a Deus acima de tudo e o amor ao próximo é o que prepara o homem para viver no Céu. É ele que ensina a renunciar o mundo e a própria vontade, e a render-se a Deus. É esse Evangelho que Jesus ensinou que leva o homem a deixar seus sonhos e desejos em segundo plano para viver a vontade de Deus. É ele que nos desliga da valorização extrema de bens e conforto aqui e não nos deixa esquecer que o Céu a nossa maior prioridade.

Mas esse Evangelho não é bem recebido. Ele não é querido onde a idolatria pela prosperidade já dominou as mentes e os corações. Ele não é bem-vindo onde os modismos e as paixões deste mundo já passaram a ser o principal valor de um povo cuja fé foi desvirtuada e canalizada para o materialismo e a autossatisfação.

Há quanto tempo não ouvimos mensagens sobre isso? Há quanto tempo não ouvimos pregações sobre o Céu? Há quanto tempo não choramos com saudades de lá? Será que também já estamos adentrando o mundo daqueles cujo amor está se esfriando e assim Jesus os encontrará quando voltar (Mateus 24.12)? Há quanto tempo não temos ouvido que satisfação é ter a Cristo e não aos bens que Ele pode nos dar? Que plena Paz é ter certeza que temos um lugar no Céu e que a qualquer instante que formos chamados por Deus podemos ir para lá e seremos recebidos com grande alegria pelos anjos?

Olhando à nossa volta, concluímos que é mesmo essa falta de atenção para com os sinais e para com a volta iminente do nosso SENHOR o que está acontecendo com a Igreja dos últimos dias. Mas aí vai um alerta: Cristo ESTÁ VOLTANDO. PREPARE-SE PARA ENCONTRÁ-LO!

Pois se tem alguém que cumpre todas as Suas promessas, esse alguém é Jesus. E basta analisar a Bíblia para ver que tudo o que Ele falou está se cumprindo rápida e fielmente às Escrituras. (Marcos 13; Mateus 24; Lucas 21.5-37)

Vamos, então, ser mais prudentes em nossa vida de santificação, e não vamos desistir de ser diferentes num mundo corrompido, brilhando quais luminares no céu escuro e iluminando esta terra perdida com a luz de Cristo (Filipenses 2.14-16)

E vamos seguir como peregrinos, olhando somente para o Céu, não apenas porque de lá vem o nosso socorro, mas principalmente porque é para lá que nós estamos indo.

(Aproveite para sonhar com o Céu e renovar sua esperança de estar Lá logo em breve, ouvindo esse hino BEM AQUI... )

-----

Essa foi a mensagem do devocional de hoje... E eu nem tinha lido seu precioso texto ainda!

Shalom.