terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sobre ser diferente...

Eu sou um cara ordinário (rs). Calma porque isso não é a manifestação de um possível problema meu de auto-estima. Digo "ordinário" com o sentido de "comum". Eu sou um cara comum (talvez fosse melhor ter começado assim... teria sido menos escandaloso rs).

Eu não sou o tipo de cara que costuma se destacar na multidão, procuro não falar mais alto que os outros e aprecio os momentos de silêncio e tranquilidade. Porém, vou confessar pra vocês que de uns tempos pra cá, eu fiquei um pouco perturbado com isso.

Começou quando uma pessoa em quem eu tinha grande confiança disse que não me achava um cara "apaixonado por Deus" e que, pra essa pessoa, eu era "apenas obediente". Isso entrou como uma faca no meu peito e meio que destruiu (pelo menos pra mim) a identidade que eu tinha em Deus. Depois disso eu entrei em um redemoinho de confusão, numa tentativa de me "apaixonar de verdade" por Deus. Mas o Senhor é tão bom e amável, que aos poucos tem me restaurado e tem cuidado de mim ao trazer cura pra minha vida.

Desde então, isso tem me feito refletir sobre o que é ser "apaixonado por Deus". Mas, cada vez que eu penso, mais eu me aproximo da opinião eu sempre tive, e da qual eu havia me afastado por conta desse ocorrido. O verdadeiro amor pelo Senhor você demonstra com o seu caráter.

Você já percebeu que a nossa juventude está cada vez mais parecida a juventude mundana? Nós estamos falando e agindo igual, a única diferença é que nós, ao invés de fazer um desenho tribal, tatuamos "Jesus" nos nossos corpos. A questão da tatuagem, pra mim, não faz muita diferença, até porque como já falei antes, nós sabemos que é o seu caráter e o seu coração que importam para o Senhor. Mas algumas coisas me preocupam.

Estamos muito preocupados em lutar contra nós mesmos, parece que alguns jovens estão mais interessados em escandalizar a igreja do que propriamente pregar a palavra. E isso é triste.

Para ser diferente, você não precisa ficar andando sempre de preto. Você não precisa beber pra mostrar que tem auto-controle, usando a justificativa de que você vive pelo Espírito. Na verdade, se você faz isso, me desculpe, mas você é um idiota.

Há uma passagem no livro de Atos dos apóstolos que me fala muito sobre isso. Ao ser preso em Roma, Paulo "escandaliza" as autoridades de Roma ao se revelar cidadão romano.

"Enquanto o amaravam a fim de açoitá-lo, Paulo disse ao centurião que ali estava: 'Vocês têm o direito de açoitar um cidadão romano sem que ele tenha sido condenado?' Ao ouvir isso, o centurião foi prevenir o comandante: 'Que vais fazer? Este homem é cidadão romano'. O comandante dirigiu-se a Paulo e perguntou: 'Diga-me, você é cidadão romano?' Ele respondeu: 'Sim, sou'. Então o comandante disse: 'Eu precisei pagar um elevado preço por minha cidadania'. Respondeu Paulo: 'Eu a tenho por direito de nascimento'. Os que iam interrogá-lo retiraram-se imediatamente. O próprio comandante ficou alarmado, ao saber que havia prendido um cidadão romano."
(Atos 22. 25-29)


Como na Roma antiga, nós vivemos em um mundo corrupto, onde o egoísmo, a imoralidade e a falta de caráter imperam. Assim como Paulo, nós temos que escandalizar pelo nosso viver para o Senhor e não por ser igual a quem não conhece a Cristo. Temos que ser diferentes pelo nosso amor ao próximo, pelo fluir do Espírito em nossa vida, pelo nosso desejo de entregar a nós mesmos como oferta pra Deus (santificação) e pelo proclamar da Verdade, que é Cristo.

Se você quer ser um adorador extravante, ame tanto os que te amam quanto os que te odeiam. Seja um rebelde aos olhos desse mundo mal e não aos olhos de Deus. Não se amolde aos padrões deste mundo, mas transforme-o. Se você tem esse desejo, comece pela renovação da sua própria mente (Romanos 12. 1 e 2). Abrindo mão daquilo que te atrapalha de viver verdadeiramente para o Senhor (Hebreus 12.1).

E sabe o que é que mais te atrapalha de viver para o Senhor? Você mesmo. Seus conceitos, seus complexos, suas vontades e sentimentos carnais... até mesmo os seus próprios direitos te atrapalham. Lance tudo sobre Cristo e seja igual a Ele.

Como falei na nossa conversa anterior, Deus colocou algo no meu coração. Eu quero ser parte de uma geração que queima ardentemente por Cristo, buscando-O com intensidade. Quero ser parte de uma geração profunda em intimidade com o Senhor, porque só assim nós não nos perderemos.

Só assim nós prepararemos o caminho para a volta da nossa paixão maior: o nosso amado Jesus.

Nenhum comentário: