segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sobre usos e costumes

Tenho por costume revisar tudo o que escrevo. Isso é algo que adquiri na escola, quando ainda era pequeno. Reviso o texto independente se ele é um trabalho acadêmico, um título para um anúncio, uma postagem para o blog ou uma lista de supermercado... sem exageros. Apesar de não ser nenhum professor Pasquale, gosto de verificar se não há nenhum erros de concordância ou de graphia rs.

Bem, vamos logo ao que interessa. Durante uma dessas revisões, percebi algo que me deixou bastante incomodado. Notei que se nós "espremermos" os texto desse blog, sairá o sumo daquilo que eu acho que deve ser o comportamento de um crente. Talvez você não tenha essa mesma visão e, com isso, pode ser que você esteja achando esse post meio estranho, mas eu espero que tudo se esclareça pra você.

Me senti meio hipócrita, entende? É como se antes de falar sobre o que deve ou não ser feito pelo outro, eu devesse olhar mais pra dentro de mim. Com que cara eu posso apontar o cisco que há no olho do meu próximo, se há uma viga no meu? (Mateus 7.3-5)

Tenho um problema serissímo com as questões que envolvem os usos e costumes. Dentro daquilo que venho aprendendo com Jesus, concluo que Deus fala individualmente com cada um. Daí a necessidade de termos intimidade com Ele. E não é porque alguém usa uma roupa "x" ou porque se comporta de maneira "y" que essa pessoa possui uma vida espiritual madura.

Para mim, exigências desse tipo servem apenas para mascarar a realidade, são apenas uma faixada. E, se é que posso me aprofundar mais na questão, acho elas não passam desculpas para nós venhamos a suprir determinadas carências do ser humano. Coisas como a necessidade do homem de se sentir aceito pelo seu semelhante (vaidade)... é melhor parar por aqui antes eu comesse a julgar de novo e isso se torne um ciclo vicioso rs.

Para encerrar, quero dizer que Deus é maravilhoso. O limite D'Ele é ir além. Ninguém pode delimitar o agir do Espiríto Santo na tua vida. Ele te ensina através da palavra. Se você não entender, ele usa até mesmo a mais frívola das conversas com alguém (crente ou não). Mas, se mesmo assim, você ainda não entender, ele usa o Youtube...

Veja este vídeo, é sobre a incompatibilidade entre o amor do Pai e a religião.

Paz!


Um comentário:

Anônimo disse...

realmente mano, temos q tomar cuidado com o julgar... mas concordo com tudo oq vc falou. Muitas vezes a religião impõe tantas coisas q acaba fazendo justamente o contrário daquilo q ela se propõe fazer (acaba afastando o homem de Deus, ao invés de levá-lo à Ele). Nós mesmo se andássemos sempre corretos, e "bem vestidos" e de acordo com os padrões... ainda assim não mereceríamos o amor do Pai, que é nos dado de graça pela Sua Graça...